sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Comparativo gritante entre a Coreia do Norte e os EUA



A comparação acima mostra algumas interessantes diferenças entre os Estados Unidos, e todos os países submetidos aos seus interesses, e a Coreia do Norte. Claro que os defensores do regime capitalista podem recorrer ao velho clichê de que nos EUA existe “liberdade”, ainda que esse conceito vazio de liberdade consista no acesso em determinados direitos e privilégios, como ir ao médico ou para escola, poder viajar, ou a famosa liberdade de expressão, etc... (somente se tiver dinheiro, porque se não tiver para o capitalismo você não existe). Na realidade, e se fizemos caso o que nos repetem os meios de propaganda capitalista para a sociedade, se a Coreia do Norte é um país anti-democrático, como definir o desastre social e a desigualdade brutal existente nos Estados Unidos é claro também nos países submetidos aos ianques?

Vejamos as gritantes diferenças entre ambos os países que aprecem no comparativo acima:

1) Na Coreia do Norte não existe o desemprego, e o direito ao trabalho é total. Nos Estados Unidos e nos países que imitam ou onde impõe o seu modelo (a própria Coreia do Sul), o desemprego é no capricho dos interesses do mercado (ou o que é o mesmo, dos grandes mafiosos que o controlam).

2) O direito à moradia é uma realidade na Coreia do Norte, pois as casas e os apartamentos são gratuitos. Nos EUA, paradigma da “liberdade”, só tem direito à moradia quem pode pagar, e muitos, como no Brasil, na Espanha e em mais países onde a “democracia” do dinheiro fala mais alto, as pessoas se endividam durante toda sua vida para poder pagar, isso se não perder o emprego durante o caminho.

3) Já que todo mundo tem trabalho e moradia, não existem o que nos EUA chamam de “homeless” e no Brasil de “mendigos”. Outro gritante contraste social, pois todos os trabalhadores tem garantidos seus direitos de forma igualitária, isso nos EUA não existe.

4) A jornada de trabalho é de 8 horas ao dia de jure e de fato. Nos regimes capitalistas é, cada vez, mais, do jeito que sair do nariz do chefe.

5) Os trabalhadores são os proprietários dos meios de produção e por tanto participam nas reuniões de decisões da empresa. Nos EUA e em seus satélites os trabalhadores são escravos assalariados, que fazem e produzem o que decidem os que, em definitiva, ficam com os benefícios.

6) Na Coreia do Norte as crianças tem protegido seu direito ao bem-estar e o desenvolvimento. As crianças tem garantida gratuitamente uma praça nas escolas, por não falar do acesso pela saúde universal e de qualidade. Nos EUA e no resto das tiranias capitalistas, depende de qual família nasça a criança, e se seus pais não tiverem trabalho ou se são pobres, a criança sofrerá as consequências.

7) Na Coreia do Norte os homens e as mulheres recebem o mesmo salário pelo mesmo trabalho, e as mulheres não são cidadãs de segunda classe (nos EUA e no resto dos países europeus, as trabalhadoras
seguem ganhando bastante menos de que os seus colegas homens).

8) Na Coreia do Norte, o direito as férias são pagas pelo estado e o acesso para praias e hotéis estão garantidos para todos. Nos EUA e o resto dos países de seu império só quem descansa nas férias é quem pode pagar.

9) Na Coreia do Norte a educação é gratuita e de igual qualidade para todos a todos os níveis (desde o primário até a universidade). Nos países capitalistas, enquanto uns pagam uma educação privada de qualidade, outros se conformam com uma educação pública cada vez mais abandonada na sua sorte;

10) A saúde é na Coreia do Norte um direito universal e gratuito (com cobertura total de todas as patologias). Nos EUA, a UE e o resto dos países similares, inclusive os que foram sempre modelo de uma saúde avançada, a tendência é que se não pagar, melhor morrer.

11) Todos os trabalhos na Coreia do Norte são prestigiosos. Não existe diferença entre um secretário e um gari, pois os dois fazem uma função social indispensável. Nos países capitalistas fala mais alto a diferença social, e se despreza os trabalhadores que, geralmente por sua origem social, desenvolvam trabalhos simples, Boris Casoy nos explica claramente isso.

12) Na Coreia do Norte o nível alfabetização é de 99,9%. Nos Estados Unidos, “um de cada vinte e quatro cidadãos é analfabeto e 29% da população conta com uma capacidade básica para a leitura e a informática” (Los Angeles Times).


Se trata somente de algumas diferenças evidentes. Claramente que os trabalhadores norte-coreanos tenham seus serviços básicos assegurados, e que não tenham que pagar pela sua saúde, a educação, ou as férias, entre outras coisas, supõe o final do negócio para os mafiosos capitalistas, e por ele seus meios de propaganda não cessam em denunciar o suposto caráter anti-democrático da Coreia do Norte, enquanto vendem o fascismo norte-americano, no qual nele os direitos dependem do dinheiro que se tenha e, em definitiva, da capacidade de consumo, ou seja pela lei do mais forte (ou do mais rico), como uma suposta democracia por mero feito de que de vez em quando os trabalhadores podem votar.

É certo que a Coreia do Norte tenha situações melhoráveis e realidades criticáveis, mas o certo é que, desde o ponto de vista do trabalhador, a diferença com os Estados Unidos e o resto dos países submetidos a sua ideologia política e econômica, dominados pelos interesses das máfias multinacionais e de delinquentes multimilionários, é, rotundamente profunda.


Reação dos camaradas norte-coreanos
quando a mídia papagueia (ops, fala) sobre o país

28 comentários:

  1. Faltan enlaces en tu lista de blogs favoritos, Fabio. E ignoro el porqué de algunas de tus emisiones.

    ResponderExcluir
  2. Olha guerreiro,ao visitar esse seu blog,que fora criado através de ferramentas do qual o sistema que tu se mostra um crítico voraz lhe proporcionaram e o título do qual vossa-excelencia colocou nessa tribuna me fizeram pensar que é só no mundo alternativo do qual creio que tu devas viver para sustentar esse monte de bobagens do qual tu vocifera nessa tribuna.Porque vejamos,tu é um viúvo da queda do muro de Berlim mas não deve viver sem o teu tenis Nike(ou de qualquer outra empresa,pode até ser a nossa Olympikus mesmo),a sua Coca-colinha,o seu carrinho fabricado por uma dessas montadoras do qual tu tece comentários críticos,deve desejar ter um Iphone,Ipad,I o raio que o parta,já deve ter ido pelo menos uma vez na vida no McDonnalds,etc...enfim...usufrui de tudo que o capitalismo(sistema do qual tem os seus pontos negativos,mas só quem tem competencia pode viver,porque NINGUÉM trabalha de graça,como os vagabundos do fracassado comunismo)com certeza embora não o conheça,voce age com atitudes hipócritas.Ou sejas,o sr.é um LEGÍTIMO HIPÓCRITA!!

    Por que não compras uma passagem de ida para a gloriosa Coréia do Norte(ou Cuba também)e não fixa residencia no país citado??

    Por que não compara esses indices aí com países capitalistas como a Finlandia,e a Coréia do Sul??os melhores indices educacionais do mundo!!!

    Por que não compara o sistema de saúde com os de França,Canadá e Inglaterra??

    Enfim,o cara fala que o capitalismo é ditatorial,mas baba-ovo do Kim-Jong sei lá o que,do assad,deve achar o cara do Irão o f...dão(de certa forma até que é mesmo...),etc..e se diz ''democrata''.Contradição de comuna mesmo...


    Aconselho ao sr.um tratamento psicológico,porque daqui a pouco,vai dizer que a Coréia do Norte tem material bélico o suficiente para ganhar dos EUA/Coréia do Sul...

    Um abraço e viva Gorbatchev!Viva Médici!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mereço tratamento psicológico e tu me vens com Viva Médici?! Muito bom viu doutor!

      Excluir
    2. Olha senhor talvez o capitalismo seja bom pra você, que possui condições financeiras para uma saúde de qualidade, uma boa educação, um bom emprego e etc, mas e para aquelas pessoas que morrem de fome e de sede no nordeste brasileiro? e para os desempregados? e para as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nas favelas brasileiras? e os afrodescendentes que sofrem preconceitos e que tem pouquíssimas oportunidades de uma vida digna? e os países africanos que são explorados pelos EUA e pelas potências econômicas europeias? eles devem sofrer mesmo? eles merecem ser oprimidos de tal maneira? os africanos morrem de fome de doenças porque é o destino deles?
      NÂO...tudo isso é culpa dos EUA e do demoníaco capitalismo, que em prol do beneficiamento de uma classe aristocrática ignora todas as barreiras humanitárias, os tênis da nike que você sitou acima são fabricados por crianças em países africanos e na Índia, as guerras pelo petróleo no oriente médio são ocasionadas pelos EUA, as bomas atômicas jogadas sobre o Japão na segunda guerra mundial foram democraticamente de caráter humanitárias não é amigo?
      o mundo só será um lugar melhor de se viver quando o capitalismo for completamente extinto, eu vivo no Brasil e sou obrigado a usufruir de todos estes meio proporcionados pelo capitalismo, mas tenha plena certeza que se eu pudesse ir morar em Cuba ou na Coréia do Norte eu iria sem pensar, e caso você duvide disse pague a minha passagem, e consiga a minha cidadania em alguns desses dois países que eu irei morar lá. Ser capitalista é ser desumano....

      Excluir
    3. Rogério, exatamente faço das suas palavras, as minhas. Esses trouxas, canalhas, defensores do sistema mais genocida, conhecido na história da atualidade, das duas coisas, só podem ser uma: Masoquistas ou extremamente paranoicos, mas vindo desses amebas, vai que as duas coisas também englobam no “pensamento” deles. Um abraço camarada!

      Excluir
    4. mal comecei a ler o comentário do Leonardo e já me deparei com comentários de gente mal informada que repete insanidades mentirosas das quais ele nem busca averiguar o fundamento, tanto a internet quanto a telefonia celular ou de gps se tornaram possíveis graças a tecnologia de satélites e o pioneiro nessa área foi a União Soviética, tudo que veio depois disso foi graças aos comunistas soviéticos. o capitalismo só é bom pra quem nasceu em berço de ouro ou pra quem se vê uma pessoa explorada mas que sonha um dia por algum meio se tornar também um explorador

      Excluir
  3. Nossa..E eu que entrei no blog pelo título da matéria achando que era séria. Mas logo no início já deu pra perceber que era tendenciosa e não verdadeira ou isenta..só terminei de ler por curiosidade em saber até onde iriam as "vantagens" do comunismo norte coreano..
    E ao fim, concordo plenamente com o Leonardo Leal, o comunismo deve ser perfeito para os incompetentes, que não teriam chance no capitalismo..que não é perfeito, mas sem comparação com qualquer outro sistema econômico que tenha surgido, sem falar da democracia...neh?

    ResponderExcluir
  4. Tem mais na Coreia do Norte eles não sabem que a Coca Cola traz "felicidade"(obesidade).

    ResponderExcluir
  5. O artigo é tendencioso, não possui fonte, mas os comentários são tão tolos quanto o post. "O comunismo deve ser perfeito para os incompetentes, que não teriam chance no capitalismo", e no fim o moço ainda deseja falar em democracia. Falta um mínimo de conscientização nessa mente usada. Mas eu não estou aqui para ofender, apenas comentar, como já dizia Pauo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".

    Enfim, tanto o post quanto os comentários não tem fundo algum, apenas palavras estereotipadas jogadas, não sei ainda o motivo de perder meu tempo aqui.

    ResponderExcluir
  6. Companheiro, gostaria de ter acesso às fontes das informações. Quanto aos comentários que se seguem....O companheiro Ricardo Zanchetta já me contemplou. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fontes são da Agência EFE e da organização alemã, Ação anti-imperialista. Mais isso é questão de conhecimento imparcial de cada um.

      Excluir
  7. http://www.express.co.uk/news/world/392610/North-Korean-reveals-cannibalism-is-common-after-escaping-starving-state

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Origem da fonte, UK, logo a ditadura britânica que há anos ataca a Coreia do Norte.

      Excluir
  8. ..o capitalismo e as "liberdades" dos norte americanos e seus submissos,como o Brasil,é definido e conhecido como o daqueles que tem sorte.Se é bonito,inteligente,vagabundo-esperto,nasceu de cu pra lua,recebeu herança.. aí sim o cara tem valor.No capitalismo selvagem em que os brasileiros "vivem" se está jogado à própria sorte.Aqui não tem médicos,tem desempregos,está tudo por ser feito e não há trabalhos...pode?Como sempre disse Niemayer(arquiteto brasileiro) o capitalismo é uma merda,é selvagem,explorador,escravizante e traz muito sofrimento,quando produz alegria é tipo pão e circo...Quem de vocês aí de cima já teve um parente morto na fila dum hospital por falta de atendimento???Já estiveram sem dinheiro pra saber se podem ficar em pé?

    ResponderExcluir
  9. ..o capitalismo e as "liberdades" dos norte americanos e seus submissos,como o Brasil,é definido e conhecido como o daqueles que tem sorte.Se é bonito,inteligente,vagabundo-esperto,nasceu de cu pra lua,recebeu herança.. aí sim o cara tem valor.No capitalismo selvagem em que os brasileiros "vivem" se está jogado à própria sorte.Aqui não tem médicos,tem desempregos,está tudo por ser feito e não há trabalhos...pode?Como sempre disse Niemayer(arquiteto brasileiro) o capitalismo é uma merda,é selvagem,explorador,escravizante e traz muito sofrimento,quando produz alegria é tipo pão e circo...Quem de vocês aí de cima já teve um parente morto na fila dum hospital por falta de atendimento???Já estiveram sem dinheiro pra saber se podem ficar em pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CAPETAlismo, é definitivamente a maior desgraça já existente na história mundial.

      Excluir
  10. Gosta tanto da Coreia do Norte. More por um ano la e em seguida nos poste como esta sendo a nova moradia. Abracao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paga a passagem companheiro, sem dúvidas ficaria muito agradecido!

      Excluir
    2. Para min também, e aproveite e peça um visto permanente, já que eu nunca mais quero voltar para esse país que é um verdadeiro covil de reacionários, sem contar que eu vo viver em uma sanguinária ditadura onde vou ter, saúde, educação e moradia gratuita :P

      Excluir
    3. Viva o Capetalismo selvagem. Onde a liberdade tão frisada é somente "comprada.

      Excluir
    4. O cara é tão comunista que pede pra alguém pagar a passagem dele para ir para a Coreia do Norte... se sonha tanto com isto, tenha competência de trabalhar e conseguir dinheiro por meios próprios e desta forma comprar sua passagem para o "paraíso". É mais digno que pedir para alguém pagar pra você... mas trabalhar... esquerdista.... ah, deixa pra lá...

      Excluir
  11. um pais como o nosso que um juiz que devia entender do bem e do mal, deveria ter cultura suficiente para distinguir coisas, recebe 30 mil por mes 4,5 mil pra cada filho na escola e mais 4,5 mil para auxilio moradia, ele ja tendo casa propria. é um completo absurdo,este ser deveria nao aceitar se ele tivesse algum critério, acho que ele pensa que é deus. garanto que isto jamais aconteceria em paises como cuba e coreia do norte, este cara que esta falando mal de cuba e da coreia, nunca colocou os pé nestes paises onde as pessoas sao felizes e alfabetizadas, nao existe crimes e assaltos como nos paises capitalistas que eles tanto adoram

    ResponderExcluir
  12. caralho quanta gente alienada....
    pessoal concordo com voces tanto a coreia do norte quanto cuba são ótimos. ja que la e ótimo, não custa nada passa uns dias de aperto para junta um pouco de dinheiro e comprar uma passagem so de ida para esses países, mas não esqueçam de posta aqui para nos o quanto esta sendo ótimo viver la.

    ResponderExcluir
  13. ???????????? cara você é retardado????? as pessoas estão morrendo de fome na corea do norte acho que você fumou um baseado ai maluco

    ResponderExcluir
  14. meu amigo parabens pelo blog nao ligue para esses doutores da sabedoria...

    ResponderExcluir