terça-feira, 29 de maio de 2012

BBC usou foto do Iraque para manipular o massacre da Síria!!!

Essa é a mídia “confiável, imparcial e profissional” que a direita tanto defende?
manipulando os fatos? - CLIQUE PARA AMPLIAR E VEJA VOCÊ MESMO
A DESCARADA MANIPULAÇÃO DA BBC


A BBC enfrenta críticas logo que “acidentalmente” utilizou uma fotografia tirada no Iraque em 2003 para ilustrar “Um insensível massacre de crianças” na Síria.

O autor desta foto, Marco di Lauro, disse que quase “caiu da cadeira” quando viu a imagem, Expressou que estava “assustado” pela falha da empresa para checar as suas fontes.

A foto, na qual realmente foi tirada no dia 27 de março de 2003, mostra uma criança iraquiana saltando sobre dezenas de corpos no sul de Bagdá.

Contudo a imagem foi publicada nesta segunda no site da BBC sob o título “Condenam o massacre da Síria em Houla enquanto cresce a indignação”. A legenda indica que a fotografia foi proporcionada por um ativista e não pode ser independentemente verificada, mas disse que “acredita que mostra os corpos das crianças em Houla esperando serem sepultados”.


Um porta-voz da BBC disse que a imagem foi retirada.

Por sua parte, di Lauro, que trabalha para a empresa Getty Images, expressou: “Fui para a casa as três da manhã e abri o site da BBC na qual tinha uma notícia na página sobre o que aconteceu na Síria e quase caí da cadeira”.

“Uma das minhas fotos do Iraque foi utilizada pelo site da BBC como ilustração afirmando que esses eram os corpos do massacre do domingo na Síria e que a foto foi enviado por um ativista”.

“Contudo, eu que tirei a foto e está na minha página na internet, na seção especial em relação a uma história que fiz no Iraque durante a guerra chamada Iraque, depois de Saddam”.

“Do que realmente estou assustado é de que uma organização de notícias como a BBC não checa as suas fontes e está disposta a publicar qualquer foto enviada por qualquer: ativista, jornalista ou o que seja. Isto é tudo”, declarou.

Acrescentou que o preocupava menos uma desculpa ou o uso da imagem sem o seu consentimento, afirmando: “O que me deixa impressionado é que uma organização de notícias tem uma foto que prova um massacre que aconteceu ontem na Síria e contudo é uma foto que foi tirada em 2003 de um massacre totalmente diferente”.

“Alguém está utilizando a foto de outro para propaganda de propósito”, disse.

Um porta-voz da BBC declarou: “Tivemos conhecimento desta imagem sendo amplamente difundida na Internet nas primeiras horas desta manhã depois das atrocidades mais recentes na Síria”.

“A usamos com uma advertência clara dizendo que não pôde ser independentemente verificada”.

“Fizeram esforços para rastrear a fonte original da imagem e quando foi estabelecida que a imagem era inexata a retiramos imediatamente”.

O coordenador do jornal ‘Armas contra as Guerras’, Alfredo Embid advertiu que alguns meios da imprensa mundial estão mentindo sobre a situação da Síria, para culpar o Governo de Bashar Al Assad e assim justificar uma eventual intervenção.



Essa é a mídia de credibilidade, profissional, imparcial que tanto defende a direita? Mentindo os fatos com manipulações claras e com isso entregando claramente o que pensam sobre o assunto...

ESSA É A GRANDE, RESPEITADA E ADMIRÁVEL BBC, SE A BBC É CAPAZ DISSO, IMAGINE A GLOBO, A VEJA, E OUTROS MEIOS SEMPRE “IMPARCIAIS E PROFISSIONAIS” AQUI NO BRASIL!



Nenhum comentário:

Postar um comentário