segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nicolae Ceauşescu segue sendo o melhor chefe de estado da história da Romênia para os romenos


Uma pesquisa realizada pelo canal de TV RTV e a empresa de estudo sociólogos CSCI publicou na última sexta-feira, perguntando aos romenos qual foi o melhor chefe de estado da história da Romênia na opinião dos entrevistados.

A pergunta era, “Quem você acha que fez mais pela Romênia como chefe de estado?”, as respostas foram as seguintes:

Nicolae Ceauşescu: 29%

Mihai I: 25%

Ion Iliescu: 20%

Emil Constantinescu: 14%

Traian Băsescu: 7%

Não souberam opinar ou não responderam: 7%

Como a maioria das pesquisas realizadas nos últimos anos, Ceauşescu segue aparecendo em primeiro lugar na valorização dos romenos sobre seus chefes de estado, pois apesar de seus defeitos, é difícil esquecer que faz três o desemprego era um conceito de ficção na Romênia, e que não estavam em risco os direitos básicos como a educação ou a saúde como sucede agora. Ademais, quando teve êxito o golpe de estado de dezembro de 1989 e a execução criminal do casal Ceauşescu a Romênia tinha uma potente indústria e uma rica agricultura, que foi destruída pelos golpistas e as potências exteriores para converter o país em uma colônia para os produtos das grandes corporações econômicas capitalistas e aos os romenos a mão de obra barata para as indústrias das potências europeias ou, em outros casos, como carne para o tráfico de trabalhadores, mulheres e diversas máfias.

O resultado mostra que cada um dos novos chefes de estado dos últimos 20 anos é pior valorizado pelos romenos, isso só prova que os olhos estão abrindo ante o manifesto que foram submetidos depois a instauração do suposto paraíso capitalista, anzol que muitos morderam nos seu dia.

A pesquisa também perguntou aos romenos a sua opinião sobre a monarquia, como motivo o recente discurso de Mihai I no Parlamento no dia de seus 90 anos de idade, discurso polêmico pois a Constituição reserva o direito de falar nesta instituição somente os chefes de estado no poder.

79% dos entrevistados tiveram interesse pelo discurso do antigo soberano, 50% tem uma opinião positiva sobre o que este foi realizado. Apesar de tudo, 85% dos entrevistados estão a favor que o sistema de governo siga sendo uma república, enquanto que somente 5% desejam a instauração de uma monarquia e 10% não tem uma opinião formada sobre o assunto.

Fonte:

http://www.agentia.org/opinii/sindromul-ceau-escu-nc-i-afecteaz-pe-rom-ni-35491.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário